Mestres do Barroco Mineiro - vol II (séc.XVIII)
ano: 1958
lançamento: 2/3/2005
gênero: Clássico
cód. do produto: 7897181228322
nº do catálogo: IG1011
gravadora: Selo Festa
formato: CD Simples
Faixas:
1 Antifona de Nossa Senhora (Salve Regina) - Lobo de Mesquita (4:36)
2 Credo - Ignacio Parreira Neves (14:02)
3 Maria Mater Gratiae (hino a 4) - Marcos Coelho Netto (4:07)
4 Novena de Nossa Senhora do Pilar - Francisco Gomes da Rocha (16:48)
* * *
O período áureo da mineracao em Minas Gerais, que produziu monumentos arquitetônicos como as igrejas de envergadura de Aleijadinho, foi tambem de extraordinaria fertilidade musical, embora paradoxalmente obscuro. O eminente musicólogo Francisco Kurt Lange teve o mérito de reunir e preservar documentos de valor inestimavel, onde a musica religiosa de modelo europeu foi assimilada por músicos mineiros, na maioria mulatos. Esse disco (volume dois) foi gravado por Irineu Garcia em 1958 com participacao da Orquestra Sinfonica Brasileira e a Associacao do Canto Coral e interpretam obras da autoria de Jose Joaquim Emerico Lobo de Mesquita , Marcos Coelho Netto, Francisco da Rocha e Ignacio Parreira Neves.
Orquestra Sinfônica Brasileira
A Orquestra Sinfônica Brasileira foi criada em 11 de julho de 1940 pelas mãos de um grupo de músicos liderados pelo maestro José Siqueira. Seu primeiro diretor artístico foi o regente húngaro Eugen Szenkar. Em 1942 foi produzida a série "Concertos para a Juventude", idealizada pelo maestro Eleazar de Carvalho, que revelou muitos artistas nacionais. O maestro italiano Lamberto Baldi foi o orientador artístico da OSB nos anos 49, 50 e 51, tendo regido mais de 40 concertos proporcionando uma total renovação do repertório e dando enfoque a música do século 20. Aaron Copland regeu e gravou um LP com a OSB em junho de 1962. Em 1965, ano de seu Jubileu de Prata, a OSB transforma-se em Fundação. Em 1966, Eleazar de Carvalho é novamente maestro titular e diretor musical ao lado de Isaac Karabtchevsky, que começou como maestro assistente e tornou-se titular no ano seguinte. Kurt Masur dirige a OSB em 1970, 71, 74, 77 e 79. Em 1973 é criado o Projeto Aquarius, aproximando a música erudita das camadas populares . Após 26 anos a frente da orquestra mais tradicional do país, Isaac Karabtchevsky deixa suas funções de diretor artístico. Roberto Tibiriçá assume em 1995 e permanece até 1998. Em outubro de 1998, Yeruham Scharovsky é nomeado Diretor Artístico e Maestro Titular da OSB, implementando vários projetos como a Orquestra Jovem da OSB, Master Classes, Escola da OSB e NTB.
Selo Festa
O Selo Festa foi criado nos anos 60, por Irineu Garcia, com a finalidade de fazer com que "todos ouvissem o que poucos ouviam, e quase ninguém gostava de gravar". Anos depois da morte de seu idealizador, sua sobrinha, a artista plástica Gracita Garcia Bueno resgatou um acervo ímpar, que conta com pérolas como discos de poesia recitada pelos próprios poetas - algo inédito no Brasil.
* * *