Monday, April 7, 2008

Villa-Lobos: Na música sinfônico-coral

    a


    No panorama geral da música sinfônica da primeira metade do século vinte, a produção de Villa-Lobos ocupa um lugar de destaque muito especial e de relevo tal, a ponto de um mestre como Olivier Messiaen ter declarado, em recente entrevista ao crítico francês Antoine Goléa, que uma das grandes influências no terreno da instrumentação em sua obra o estudo dos grandes Choros para orquestra do mestre brasileiro.

    Partindo de quem partiu, tal declaração tem a força de uma revalorização da monumental criação de Villa-Lobos perante o próprio mundo musical, habituado, na verdade, a escutar com demasiada freqüência a sua famosíssima Bachianas nº5, que não resume, nem de longe, as potencialidades de invenção que encontramos em suas obras de maior fôlego os Choros e, também, o sólido Mandú-Çarará, incluído na presente gravação.

    E aqui, o trabalho pioneiro do Museu Villa-Lobos tem sido fundamental. Gravando e difundindo as obras menos conhecidas e de árdua execução como as escolhidas agora, toma a si a tarefa extraordinária de revelar, inclusive para o próprio Brasil, a dimensão exata do seu gênio musical maior. (...)

    Marlos Nobre (notas do LP)


    1. Mandú-Çarará (1940) para coro misto, coro infantil e orquestra

    Orquestra Sinfônica Brasileira
    Henrique Morelenbaum, regente
    Coro do Instituto Israelita Brasileiro de Cultura e Educação
    Coro Infantil da Escola Eisteinbarg
    Cecília Conde, preparadora

    2. Gênesis (1954) para orquestra

    Orquestra do Teatro Municipal do Rio de Janeiro
    Mário Tavares, regente


    MEC-MVL 003-ST Caravelle
    1970

    DOWNLOAD


    Source URL: http://moremusicisthekey.blogspot.com/2008/04/villa-lobos-na-musica-sinfonico-coral.html
    Visit moremusicisthekey for Daily Updated Hairstyles Collection

Blog Archive