Almeida Prado - Missa de São Nicolau


Missa de São Nicolau (1986) para orquestra de câmara, coro e solistas


01 Kyrie
02 Gloria
03 Credo
04 Crucifixus (Credo)
05 Sanctus
06 Bendictus
07 Agnus Dei

Maîtrise Orchestre de Villars-sur-Glâne
Regente: Philippe Huttenlocher

Soprano: Stéphanie Burkhard
Contralto: Mariane Graber

Tenor: Christoph Homberger
Baixo: Michel Brodard

DOWNLOAD

(...)

Ana Lúcia Vasconcelos - Gostaria que falasse agora da sua fase na Unicamp. Parece-me que você considera sua obra composta neste período sua melhor obra?
Almeida Prado - Foram treze anos, a porção mais importante da minha vida: dos 32 aos 45 anos. Eu compus a minha melhor obra e isso que te disse outro dia: se eu morresse agora, eu já fiz uma obra. Eu ainda posso compor mais, mas se eu morresse neste instante eu acho que não deixei descumprida a obra. Ela fechou. Então talvez eu faça uma outra obra, mas esta fechou. Tem as Cartas Celestes, a Sinfonia dos Orixás, a Sinfonia Unicamp, tem a Missa de São Nicolau que é maravilhosa.


ALV - Que segundo me contou foi estreada em Villars-sur Glâne, na Suíça. Conte em detalhes.
AP -Foi impressionante. Você não pode imaginar a minha emoção-eu na igreja de Villars-sur Glâne, nevando fora, Deus preparou o cenário teatral para mim...

ALV - Era véspera de Natal.
AP - Eu chegando e o maestro dizendo: não você não vem ver o ensaio hoje, vem na véspera para ser uma surpresa e tal. Mas como eu estava morando na casa de uns amigos, que ficava justamente atrás da igreja de repente comecei a ouvir uns sons, eu nunca tinha ouvido...

ALV - Mas como? Você compôs?
AP - Sim, mas uma coisa é você compor e outra é ouvir com coral, etc. Subi as escadas do Coro, ninguém sabia que eu estava lá e então eu ouvi uma coisa e falei: eu fiz isso e ai eu chorava aos prantos, de adoração, de gratidão, porque era uma coisa tão linda, porque, eu pensava, era nível de Beethoven, de Mahler..."

(...)

Entrevista completa, clique aqui

Popular posts from this blog

J.S. Bach - Violin Concertos: Rachel Podger, Brecon Baroque (2010) (PCM 24bit-192kHz + RedBook rip)

Marcel Dupre (1986-1971) - Organ Works Vol. 7: Ben van Oosten

Jennifer Bate - Olivier Messiaen: Diptyque, Verset pour la Fete de la Dedicace, Livre du Saint Sacrament