Saturday, July 5, 2008

MODINHAS DO BRASIL



    O manuscrito Modinhas do Brasil, pertencente à Biblioteca da Ajuda de Lisboa, teve sua primeira divulgação no final da década de 1960 em artigo publicado pelo professor Gérard Behágue da Universidade do Texas. Desde então tornou-se referência obrigatória desse gênero. O manuscrito contém trinta modinhas para duas vozes femininas e baixo-contínuo, datadas do final do século XVIII.
    A modinha brasileira, canção lírica nascida na segunda metade do século XVIII, é descendente direta da moda portuguesa e herdou desta toda sorte de influências musicais. É considerada, juntamente com o lundu, uma das principais raízes da nossa música, sobretudo da que é produzida nos grandes centros urbanos.
    • Eliane Aquino, soprano
    • Keila de Moraes, mezzo-soprano
    • Kenny Simões, espineta
    • Edilson de Lima, violão
    1. Você se esquiva de mim
    2. Quem me ver aflito e triste
    3. Pelo amor de Deus
    4. Tristemente a vida passa
    5. Os me deixas que tu dás
    6. Eu nasci sem coração
    7. Ganinha, minha ganinha
    8. Quem me ama para agravar
    9. Sinto-me aflita
    10. Vidinha adeus
    11. Por desabafar saudades
    12. Choro, padeço, suspiro
    13. Os desprezos de meu bem
    14. A minha Nerina gosta dos meus ais
    15. Se fores ao fim do mundo
    16. A saudade que no peito
    17. Ninguém morra de ciúme
    18. Eu estando bem juntinho
    19. É delícia ter amor
    20. Quem achou o q'eu achei
    21. Da minha constante fé
    22. Eu não sei minha constância
    23. Meu amor, minha sinhá
    24. Minha mana estou gostando
    25. Menina você vai hoje
    26. Homens errados e loucos
    27. Cupido tirano
    28. Estas lágrimas sentidas
    29. Ausente, saudoso e triste
    30. Não pode a longa distância
    Source URL: http://moremusicisthekey.blogspot.com/2008/07/modinhas-do-brasil.html
    Visit moremusicisthekey for Daily Updated Hairstyles Collection

Blog Archive