Friday, July 4, 2008

Outros ritmos - Compositores da Bahia

    Paulo Costa Lima

    Paulo Costa Lima
    (1954)


    01 IBEJIS, para flauta e clarineta
    Lucas Robatto, flauta
    Pedro Robatto, clarineta

    Wellington Gomes (1960)

    02 FANTASIA, para violoncelo e orquestra de câmara
    Christian Knop, violoncelo
    Bahia Ensemble
    Piero Bastianelli, regente

    03 QUATRO PEÇAS PARA PIANO
    Diana Santiago, piano

    Paulo Costa Lima

    04 APANHE O JEGUE, para flauta e piano
    Lucas Robatto, flauta
    Mário Ulloa, violão

    05 PEGA ESSA NÊGA E CHÊRA, para piano
    José Eduardo Martins, piano

    06 IMIKAIÁ, para piano
    José Eduardo Martins, piano

    07 PONTEIO-ESTUDO, para piano
    José Eduardo Martins, piano

    08 ATOTÔ DO L'HOMME ARMÉ, para orquestra
    Bahia Ensemble
    Piero Bastianelli, regente

    Wellington Gomes

    09 REMINISCÊNCIAS, para oboé, clarineta e fagote
    Adriana Cantarelli, oboé
    Klaus Haefele, clarineta
    Cláudia Sales, fagote

    Paulo Costa Lima

    10 SARUÊ DE DOIS, para 2 clarinetas
    Pedro Robatto e Joel Barbosa, clarinetas

    Lindembergue Cardoso (1939-1989)

    11 MONÓDICA, para clarineta e piano
    Pedro Robatto, clarineta
    Eduardo Torres, piano

    Ernst Widmer (1927-1990)

    12 ONDINA, para flauta e piano
    Lucas Robatto, flauta
    Eduardo Torres, piano

    Wellington Gomes

    13 FREVINHO, para orquestra
    Bahia Ensemble
    Piero Bastianelli, regente

    Ganhador do Prêmio Copene de Cultura e Arte
    1995

    DOWNLOAD

    O CD foi gravado em diversas ocasiões e locais que vão de Salvador a Sófia, capital da Bulgária. As composições de Gomes revelam um desejo de atingir o ouvinte mais diretamente, por meio de padrões tonais identificáveis e formas bem delimitadas. Especialmente delicioso é o "Frevinho" (1995), com o Bahia Ensemble, que encerra o álbum. Ele tem duas sessões distintas e contrastantes. A primeira propõe clusters e harmonias divergentes, ao passo que a segunda executa um frevo reducionista com sabor de Stravinsky. Apesar de mais jovem, Gomes soa mais conservador que Costa Lima.

    O ponto alto do CD está entre as faixas 4 e 8, com obras de Costa Lima que se aventuram pela enunciação vanguardista a reboque da pluralidade rítmica do candomblé. A seqüência têm início com a abordagem eufórica do flautista Lucas Robatto e do violonista Mário Ulloa: o "chorinho" "Apanhe o Jegue" (1996), que mescla um opanijé de Omolu à "Badinerie" de Bach. Segue-se o tríptico formado pelas peças para piano "Pega essa Nega e Chêra", "Imikaiá" e "Ponteio
    ", escritas entre 1991 e 1993. São interpretadas por José Eduardo Martins, em gravação realizada na Rádio Nacional da Bulgária, em Sófia. Tomado por uma volúpia rítmica, Martins explora com engenho expressivo os temas de barranqueiros do rio São Francisco e do candomblé, transfigurados nas peças em piano-percussão que se pretende nirvana. Em meio à batucada, Martins traz à superfície a estrutura melódica das obras, como a demonstrar a filiação européia da afro-baianidade. A ironia se consuma na faixa posterior com a peça orquestral "Atotô do L´homme Armé" (1993), pelo Bahia Ensemble. Mais uma vez, o autor conjuga candomblé e erudição ocidental. Põe em discussão acalorada um alujá de Xangô com o tema medieval "L´homme Armé", madeiras, metais e berimbau.

    Luís Antônio Giron
    Para ler o texto completo, clique aquiSource URL: http://moremusicisthekey.blogspot.com/2008/07/outros-ritmos-compositores-da-bahia.html
    Visit moremusicisthekey for Daily Updated Hairstyles Collection

Blog Archive