Tuesday, December 9, 2008

Francisco Mignone - Festa das Igrejas, Maracatú do Chico Rei (OSMG, Machado)


    1 Festa das Igrejas

    I. São Francisco da Bahia
    II. Rosário de Ouro Preto - Minas
    III. O Outeirinho da Glória - Rio de Janeiro
    IV. Nossa Senhora da Aparecida - Aparecida

    2 Maracatú de Chico-Rei
    Bailado Afro-Brasileiro em 10 movimentos

    I. Bailado
    II. Chegada do Maracatú
    III. Dança das Mucambas
    IV. O Príncipe Dança
    V. Dança dos 3 Macotas
    VI. Dança de Chico - Rei e da Rainha N'Ginga
    VII. Dança do Príncipe Samba
    VIII. Dança dos 6 Escravos
    IX. Dança dos Príncipes Brancos: Minuetto - Gavota
    X. Dança Final


    Orquestra Sinfônica de Minas Gerais
    Coral Lírico da Fundação Clóvis Salgado
    David Machado, regente

    Coleção Alcoa de Música Erudita Brasileira

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    Maracatú de Chico - Rei

    A História do Brasil registra o caso de uma tribo africana aprisionada em sua terra e mandada num navio negreiro pro Brasil. Aqui, os componentes da tribo foram vendidos como escravos em Minas. Mas o rei da tribo, que recebera aqui o nome de Chico, conseguiu com o seu trabalho, alforiar-se. Continuou trabalhando e alforiou a sua mulher e juntos, continuaram libertando todos os membros restantes da tribo. Foram esses libertos, a tribo de Chico-Rei, que formaram em Ouro Preto, a confraria do Rosário, com seu trabalho e sem dinheiro. Nos dias de festas, festas sempre misturadíssimas de catolicismo e feiticismo africano, os negros vinham em cortejo, dansando (Maracatú se chama no Nordeste, a esses cortejos coreográficos) até a igreja. Na frente desta havia uma pia, aí deixando o ouro que servia para as despesas da construção. O bailado, baseado nessa tradição histórica, apenas modifica esse final da tradição, fazendo o ouro deixado nesse dia, servir para alforiar os seis membros da tribo, que ainda aparecem como escravos. Isso, permite ainda o aparecimento de dois personagens brancos (com o seu seguito) o que trará mais diversidade e permite o emprego episódico e descansante de música de caracter europeu.

    Mário Morais de Andrade
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