OCA - Oficina de Composição Agora: Conserte-se!


Joélio Santos
01 Árvore que Chora, concerto para sax-barítono e orquestra

Alex Pochat
02 Concerto nº. 1 para sitar e orquestra

Túlio Augusto
03 Lugarnenhumregionalfolkmusic, concerto para gaita e orquestra

Paulo Costa Lima
04 Yêlelá Twendê, para 2 sopranos, baixo elétrico, percussão e orquestra

Paulo Rios Filho
05 Cantem, meus amores, cantem!, concerto para bateria e orquestra

Marcos Café, saxofone (faixa 1)
Alex Pochat, sitar (faixa 2) e baixo elétrico (faixa 4)
Túlio Augusto, gaita (faixa 3)
Aishá Limeira, soprano (faixa 4)
Vanda Barreto, soprano (faixa 4)
Jorge Sacramento, percussão/bateria (faixas 4 e 5)
Paulo Novais, regente

Orquestra formada para a gravação, com participação de músicos da OSUFBA, OSBA e convidados de SP e GYN. O nome dos músicos e outros dados da ficha técnica podem ser encontrados aqui.

Salvador, Bahia
2009

DOWNLOAD


O PROJETO

Trata-se da gravação de cinco peças, compostas por compositores baianos, para distribuição via internet. Os compositores são os fundadores do grupo de música contemporânea OCA – Oficina de Composição Agora, Alex Pochat, Joélio Santos, Paulo Costa Lima, Paulo Rios Filho e Túlio Augusto, grupo transformado em pessoa jurídica homônima, a Associação Civil Oficina de Composição Agora, gerida por três destes compositores, desde 2006.

A unidade do projeto não se encontra apenas no fato de que as cinco peças são concertos para solista e orquestra. Além disso, o seu ineditismo se encontra no fato de que todos os instrumentos solistas são estranhos ao mundo sinfônico: sitar (Concerto para Sitar nº 1, Alex Pochat), sax-barítono (A Árvore que Chora, Joélio Santos), bateria (Cantem, meus amores, cantem!, Paulo Rios Filho), gaita (Lugarnenhumregionalfolkmusic, Túlio Augusto) e duas sopranos, percussão e baixo elétrico (Yêlelá Twendê, Paulo Costa Lima).

O projeto - que foi contemplado pelo Edital de Criação de Conteúdo Digital em Música 2008, da FUNCEB – Fundação Cultural do Estado da Bahia, sendo assim patrocinado pela Secretaria de Cultura do Estado, através do Fundo de Cultura da Bahia -, conta com a participação de quase trinta músicos, sendo seis convidados de outros estados (como São Paulo e Goiás), e tem a regência do Maestro Paulo Novais.

Instituições que apóiam o “Conserte-se!”: Escola de Música da UFBA, Associação Civil Oficina de Composição Agora, Museu de Arte Sacra e Pousada Âmbar.

Para mais informações sobre a OCA e sobre as peças, clique aqui.

Popular posts from this blog

J.S. Bach - Violin Concertos: Rachel Podger, Brecon Baroque (2010) (PCM 24bit-192kHz + RedBook rip)

Marcel Dupre (1986-1971) - Organ Works Vol. 7: Ben van Oosten

Jennifer Bate - Olivier Messiaen: Diptyque, Verset pour la Fete de la Dedicace, Livre du Saint Sacrament